quinta-feira, 19 de maio de 2005

A Teoria dos 7%

''O valor das coisas nao esta no tempo que elas duram mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesqueciveis,coisas inexplicaveis e pessoas incomparaveis.'' por Fernando Pessoa

Li isto no journal de alguém e aplica-se...é pena que no meio de tanta sabedoria e discernimento Fernando Pessoa não nos conseguiu ensinar a distinguir momentos inesqueciveis e pessoas incomparáveis dentro do espectro do bom e do mau. Mas ao menos conseguiu pôr em palavras o que sentimos...Mais do que eu alguma vez consegui...


Alguém que eu vou simplesmente chamar de "R" disse-me um dia uma verdade inegável: todos estamos à procura de alguém que esteja na mesma frequência que nós para conseguirmos uma ligação. Mas o que é realmente mais difícil é conseguirmos essa sintonia. Agora pergunto eu: mesmo quando a dita sintonia não se consegue, será que conseguimos na mesma ser marcantes na vida da outra pessoa? Como é que podemos sobressair do resto da carneirada? É que anda realmente muita carneirada por aí...

Como o "R" até que me parece ser um gajo esperto, respondeu-me com a teoria dos 7 %. Perguntam-me então "Mestre, o que é a teoria dos 7 %?" Pois a teoria dos 7% é na verdade muito simples: de todos nós, apenas 7% temos aquele "algo" indescritível que nos faz sobressair do resto. Quase como se fosse um foco apontado para nós qual reality show em que anda sempre uma câmera atrás, mas a pessoa faz a sua vidinha normal, como se nada de especial se estivesse a passar. Esses 7% são os abençoados, os restantes (a carneirada, portanto) tem que se limitar a fazer o máximo de auto-publicidade possível, cada um com os seus truques: o intelecto, o físico...vale tudo! A competição é grande e a socialização é quase o mesmo que uma ida ao talho: queremos sempre a peça que tem o aspecto mais apetitoso!

Felizmente para a carneirada, aquilo que nos faz sentir atraídos por outra pessoa não é uma verdade indelével. Varia muito de pessoa para pessoa. Há quem goste de louros, quem prefira morenos, os betinhos ou os freaks...Há muita coisa que nos faz querer estar com outra pessoa em particular: a forma como nos irrita, como expressa o que quer dizer com as mãos, como mostra carinho, como reconhece "aquela" música que passa na rádio, ou que se lembra daquele programa de televisão que dava na nossa infância e que parece que todos já esqueceram. Há sempre algo que nos torna especiais. Já disse isso antes e volto a afirmar. O que torna tudo confuso é que não é algo palpável, nem sempre é algo que conseguimos determinar. Se fosse fácil determinarmos o que nos faz apaixonar por alguém, conseguiríamos com a mesma facilidade deixar de gostar dessa mesma pessoa. As emoções humanas percorrem caminhos tortuosos...

Quantos já fomos atingidos por um relâmpago? E quantos de nós queremos voltar a ser atingidos por um relâmpago? It is better to have loved and lost, than to never have loved at all. Por muito que tenha doído ou que ainda nos faça sofrer, continuamos a desejar o mesmo. Masoquismo? Não me parece. Apesar de haverem muitos masoquistas a vaguear a Terra (e muitos sádicos também) a grande maioria da carneirada continua a ansiar pelo tal relâmpago. Porquê? Porque a recompensa que nos dá enquanto estamos sob o seu efeito inebriante, quase compensa a dor que sentimos quando passou para alguém, mas não para nós. É disso que precisamos, tanto quanto do ar que respiramos: daquela sensação que nada nos pode fazer mal, que tudo está bem e o sol brilha mesmo quando chove.

Por outro lado, infelizmente, prevalece a permissa que vale tudo no amor e na guerra. Passamos por cima dos outros enquanto alguém despreza o que sentimos. Se o relâmpago não for imediato, então não vale a pena e o melhor é seguir em frente. Voltamos à teoria dos 3 minutos. Quantas oportunidades de verdadeira felicidade teremos então desperdiçado? E como aceitar que para quem nós desejamos, podemos não fazer parte dos 7%?

A Fé está moribunda...Temos tanto medo de sermos magoados, que magoamos para nos protegermos. It's a dog eat dog world. Alguns de nós têm verdadeira coragem para fazer de salmão e nadar contra a corrente.Por vezes essas pessoas conseguem atingir o verdadeiro objectivo. Outros de nós, incapazes de estar quietos, fazemos teorias sobre as emoções humanas, quando temos plena consciência de ser meras crianças neste caminho. A experiência é tudo o que somos. Fala mais alto que 50.000 adeptos num estádio. É tudo o que devemos buscar: conhecimento. O resto, eu quero crer que acaba por chegar eventualmente. Nem que seja por arrasto.

4 Comments:

At 12:13 da manhã, Blogger Lumig said...

Boas noites
Eu sinceramente acho que faço parte da carneirada, porque eu muitas vezes passo despercebido(digo eu...) e pessoalmente acho que algumas pessoas sejam logo ignoradas a julgar pelo aspecto antes de sequer se ter uma conversa com elas. A teoria dos 3 minutos realmente faz muito sentido,porque hoje em dia quando se conhece alguém pela primeira vez parece que nos colocamos a nós próprios em pressão para dar uma boa impressão em pouco tempo, eu já fui assim, agora é mais "eu ando ao meu próprio ritmo, se não gostam, azar...". Eu falo mais por mim, do que propriamente do que costumo observar nos círculos que frequento, diga-se de passagem.

Cumprimentos

 
At 10:01 da manhã, Blogger Sooni said...

Dark, antes de mais quero-te dizer que é muito bom ter-te aqui como presença assídua!=) Gosto sempre muito dos teus comentários e da forma como concordas ou refutas com o que digo. Brevemente vais poder concordar ou não com mais uma blogger aqui. Convidei uma amiga para partilhar as ideias dela também.

Voltando ao tópico: o marketing tá sempre lá e cada um tenta "vender" a sua embalagem. Já não existem contos de fadas e quanto mais depressa o aceitarmos mais fácil é seguir a nossa vidinha no rebanho. Isto para dizer que concordo ao máximo com a tua postura. Acho muito triste passar todas as horas do dia a fazer pose na esperança que alguém repare. Que ridículo! Havemos sempre de ser reparados nem que seja por alguém que também faça parte da carneirada. E esses muitas vezes são os melhores que podíamos querer. Há é que ter cuidado com os lobos disfarçados...

Jinhos

 
At 6:32 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ahhhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu..!!! :P *

 
At 2:33 da manhã, Blogger Lumig said...

Bem, eu gosto da forma como expões cada assunto, e virei aqui muito mais vezes. Sim acho que fazes bem em convidar uma amiga, isso enriquecerá o blog em termos de opiniões, beijos para ti e um abraço para o lobo que passou aí lol

Ah grande Benfica, Sandro!

 

Enviar um comentário

<< Home